O loteamento da Vila Tatetuba foi lançado oficialmente em 19 de abril de 1953. Porém, desde o início dos anos 1950, com a construção da Via Dutra, as primeiras casas já começaram a ser construídas.
Na verdade, a região do nosso bairro já era habitada desde antes do descobrimento do Brasil, como comprovam as urnas funerárias de índios Puius encontradas perto da Dutra (no terreno onde passa a linha de transmissão, ao lado da Petrobras). Porém, infelizmente não há quase nenhuma registro sobre esta época.
Na década de 1950 a economia de São José passava por uma grande transformação. Deixando de ser uma referência para o tratamento da Tuberculose (por conta da descoberta da Penicilina) e passando a ser um centro industrial e tecnológico, com a chegada da Via Dutra e do DCTA.
A cidade começou a se expandir rapidamente, principalmente nas regiões próximas da nova rodovia. E, neste contexto, nasceu o bairro.
A Estrada Velha Rio-SP é a atual Av. JK. Ela foi projetada em 1920 e a construção começou em 1922, aproveitando o leito das vias antigas já existentes. Sua inauguração foi no dia 05 de maio de 1928.
Ela é conhecida como "Estrada Velha Rio-SP" por fazer referência ao tempo em que Dom Pedro I viajou de SP ao Rio pela rodovia.
Atualmente a Estrada Velha é um conjunto de diferentes avenidas em nossa cidade, como a JK (trecho do Tatetuba, Pedro Friggi e Benedito Friggi, trecho do Vista Verde, SP-062 no trecho do Eugênio de Melo, Av. Bacabal, no trecho da Zona Sul e etc...).
Fatos relevantes da Vila Tatetuba:
- CEPMOE - Escola profissionalizante da prefeitura criada na década de 1970 (onde hoje localizada a Sec. de Educação).
- A fazenda próximo da passarela (conhecida como Granja) - Era o local onde hoje se localiza o clube da Petrobras. Era muito popular entre os moradores de SJC buscarem ovos nesta granja até o fim dos anos 1960. - - Com a construção da Petrobras nos anos 1970, a granja deixou de existir.
- O primeiro restaurante, onde hoje se localiza a Sabesp, havia um restaurante criado para atender a equipe de trabalhadores que ajudou na construção da GM, nos anos 1950.
- A falta de energia elétrica até 1966.
- A falta água encanada e asfalto até 1971, no "ano de loucura" do ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira (responsável também pela criação do Teatrão).
Fonte: vilatatetuba.blogspot.com.br
Fotos:
- Sr. Amâncio e sua casa construída em 1952.
- Construção onde foi o primeiro ponto comercial do bairro (Bar do Manoel em 1952 e da Irene, nas décadas seguintes).